domingo, março 15, 2009

Das Guerras Distantes

«Com efeito, poucas grandes expedições, seja de helenos, seja de bárbaros, quando efectuadas contra lugares muito distantes das cidades que as empreendem foram bem sucedidas.»

Palavras de Hermócrates, habitante de Siracusa, no século V a.C., alertando os seus conterrâneos para a vinda da expedição de Atenas. Citado por Tucidides em História da Guerra do Peloponeso

«Embora os regimes dos talibãs e de Saddam Hussein tenham sido rapidamente derrubados, nenhuma das duas guerras levou a uma vitória, e os objectivos anunciados no início não foram de modo algum alcançados: o estabelecimento de regimes democráticos em sintonia com os valores ocidentais, transformando-os numa luz ao longe para outras sociedades da região ainda não democratizadas. Ambas, mas sobretudo a catastrófica guerra no Iraque, revelaram-se longas, sangrentas e destruidoras em massa, e continuam ainda, à data do presente escrito, sem uma previsão de conclusão

Hobsbawm (2007); Globalização, Democracia e Terrorismo, Editorial Presença

sábado, março 07, 2009

A Era Global


«Cruzar-se contra a “mundialização” ou mesmo contra a “globalização” tem o mesmo sentido que lutar contra a lei da gravidade. Estamos nela e vivemos nela e dela. A única questão é conciliá-la com a democratização do mundo…»

Eduardo Lourenço, entrevista ao Diário de Notícias, 27 de Julho de 2001

«Com o estabelecimento do sistema monetário internacional de Bretton Woods, em 1944, a globalização terrestre pode considerar-se completa; mas, seja como for, ficou terminada o mais tardar nos anos 60 e 70 com a instalação de uma atmosfera electrónica e uma envolvência de satélites na órbita terrestre.»
Peter Sloterdijk (2005), Palácio de Cristal – Para Uma Teoria Filosófica da Globalização, Relógio D’Água

A globalização passou à história. A história passou à história. A modernidade passou à história. O choque de civilizações, contudo, prossegue. Tratam-se de fricções tão imperceptíveis como o deslizar das placas tectónicas. Por vezes, lá surge um foco de tensão, um ponto de ruptura, um sismo, um tsunami, aqui e ali…

Esta é a Era Global, pós-histórica, pós-moderna e do conflito civilizacional.

Etiquetas