segunda-feira, janeiro 20, 2014

«é»

Ouvi uma vez dizer, num Verão distante do século XX, da boca do meu querido avô algarvio, já falecido - trabalhador rural no Inverno, marnoteiro no Verão – que “Nascer é morrer!”. Ele era analfabeto, mas não era inculto. Às vezes vem-me à memória aquele dito. A frase é reveladora de um antigo espírito mediterrânico que parece viver ainda entre os povos do Sul, e que nele decerto vivia. Talvez uma coisa dos antigos gregos. É uma frase muito curta, lapidar, de três palavras apenas, mas que tudo parece conter - o nascimento, a vida e a morte. E esse “é” da frase encerra toda uma vida, toda uma existência entre o nascimento e a morte. Esse “é” que nada é (é a mais curta palavra da frase), é tudo o que importa. É tudo o que nos importa.

Na frase, encontramos a crença na força do Destino, a Moira, à qual até os antigos deuses se tinham de submeter. Está lá o ancestral fatalismo mediterrânico, a crença de que viver é sofrer, e por isso os antigos poetas afirmavam que o melhor para o Homem era atravessar rapidamente as portas do Hades, logo após o nascimento.

Ouvi um dia, numa igreja, um padre afirmar na sua prédica, que o momento da morte era mais importante que o do nascimento. Que só nesse momento se podia atestar todo um percurso, valorizador ou desvalorizador. Sólon diria o mesmo em relação à possibilidade de verificação da felicidade humana. Só no fim é que se vê.

Só no fim se confessam os pecados inconfessos. No fim do “é”.

sábado, janeiro 18, 2014

Alto do Jaspe

No sábado passado caminhei pela Arrábida até ao Alto do Jaspe. Uma raposa que por ali andava surpreendeu os visitantes à beira da estrada e deixou-se fotografar. Depois, desapareceu destemida por entre os carrascos (Quercus coccifera).

Do Alto do Jaspe avistei o mar brumoso e diverti-me a pensar que a América já ali estivera tão perto, há cerca de 115 milhões de anos, exactamente onde a onda petrificada da Serra do Risco parece rebentar.

Um painel, ainda intacto, informa os visitantes sobre a paisagem que se avista, a geologia e a biologia do Parque. Tomei a liberdade de transcrever o texto.


Alto do Jaspe

«Da Pedreira de Jaspe que atrás de nós se esconde parecendo ocultar a beleza excepcional da Brecha da Arrábida que em tantos lugares foi utilizada para enriquecer o património cultural da região e do país, até à vista deslumbrante que à nossa frente se abre e onde se destaca a Serra do Risco - este é mais um ponto panorâmico revelador da riqueza paisagística e patrimonial da Arrábida.

O Risco apresenta a escarpa litoral calcária mais elevada da Europa, com 380 m, que cai num mar calmo, azul cristalino e verde-esmeralda. A beleza que a natureza aqui esculpiu ou desenhou não passa despercebida e não cansa de nos maravilhar.

“A Serra [do Risco] tem o ar de uma onda que avança impetuosa e subitamente estaca e se esculpe no ar, é uma onda de pedra e mato, é o fóssil de uma onda.”

Sebastião da Gama (1924 – 1952)

Esta Pedreira do Jaspe é, de entre o conjunto de antigas pequenas explorações espalhadas pela Arrábida, a mais expressiva quanto à exposição superficial de um tipo de rocha exclusivo desta região, a chamada Brecha da Arrábida (também designada no século XIX e início do século XX como “Brecha de Portugal” ou “Mármore da Arrábida”).

A Brecha da Arrábida, formada durante o Jurássico Superior, há cerca de 160 Milhões de anos, recobre uma descontinuidade sedimentar cujo estudo é fundamental para o melhor conhecimento das fases iniciais de evolução do Oceano Atlântico. Naquele tempo o grande continente euroasiático e o norte-americano encontravam-se ainda unidos, formando-se um só continente, que foram definitivamente separados e sucessivamente afastados até à actualidade, por alastramento contínuo dos fundos oceânicos, a partir do final do Cretácico Inferior (há 115 milhões de anos).

O conjunto de afloramentos da Pedreira do Jaspe, que foram, na realidade, duas pedreiras com laborações separadas até ao ano de 1976, aquando da criação do Parque Natural da Arrábida, coloca em evidência diversos aspectos geológicos relacionados com a História da Terra nesta região atlântica.»

Parque Natural da Arrábida – Parque Marinho

«A fauna terrestre na área do Parque apresenta uma assinalável riqueza, com mais de 850 espécies de invertebrados e vertebrados. Nas falésias localizam-se grutas que albergam uma importante fauna cavernícola, incluindo algumas espécies de morcegos ameaçadas, com estatuto de protecção e que aqui se reproduzem e hibernam.

Existem duas espécies únicas de flora, dois endemismos arrabidenses: Convolvulus fernandensii e Euphorbia pedroi que surgem em matagais abertos nos afloramentos rochosos voltados para sul sobre o mar. Ocorrem exclusivamente na Serra da Arrábida três endemismos de fauna, dois coleópteros (gorgulhos-esmeralda) e o caracol Candidula setubalensis, que se encontra na lista vermelha da IUCN.
Ao longo da costa escarpada, os fundos rochosos dão lugar a baías abrigadas, a praias de areia e a grutas marinhas onde vivem mais de mil espécies. Nas arribas e nas falésias nidificam aves e existem fósseis de pegadas de dinossauros. Tais características fazem deste lugar marinho um dos mais ricos a nível europeu.

Por isso, em 1998, foi criado o Parque Marinho, incluído no Parque Natural da Arrábida da Arrábida, onde a vida marinha recupera e o mar enriquece, oferecendo um futuro melhor para a pesca e para o turismo sustentável.»


A Arrábida a todos acolhe. Este Património também é seu. Proteja-o!






sábado, janeiro 11, 2014

Homens excelentes, homens felizes

Por estes dias da morte de Eusébio, lembrei-me desta velha história:

Cleóbis e Bíton
Museu Arqueológico de Delfos 
«Por estas razões, pois, e pelo desejo de ver terras, Sólon saiu do país e foi visitar Amásis ao Egipto e Creso a Sardes. À sua chegada, foi hospedado por Creso no seu palácio. Depois, no terceiro e no quarto dia, por ordem de Creso, os servidores passearam Sólon pelos tesouros e mostraram-lhe toda a riqueza e opulência aí existentes. Depois de ter observado e examinado tudo, quando considerou o momento oportuno, Creso perguntou-lhe: “Hóspede ateniense, até nós chegaram muitas vezes relatos a teu respeito, por causa da tua sabedoria e das tuas viagens como, por amor à sabedoria, tens percorrido toda a Terra, levado pela curiosidade. Vem-me agora o desejo de te perguntar se já vistes alguém que fosse o mais feliz dos homens.” Interrogou-o dessa forma, na esperança de ser ele o mais feliz de todos, mas Sólon, sem qualquer lisonja e com sinceridade, reponde: “ Sim, ó rei, Telo de Atenas”. Surpreendido com a resposta, Creso perguntou com interesse: “Porque julgas que Telo é o mais feliz?” E ele explicou: “Natural de uma cidade próspera, por um lado, teve filhos belos e bons e de todos eles viu nascerem filhos e todos permaneceram com vida; por outro, depois de gozar uma vida próspera, para o nosso meio, teve o mais brilhante termo da vida. Declarada a guerra pelos atenienses contra os seus vizinhos de Elêusis, ele acorreu em auxílio, provocou a fuga dos inimigos e morreu da forma mais gloriosa. Os Atenienses sepultaram-na com exéquias públicas no próprio local em que tombou e tributaram-lhe grandes honras”.


Como Sólon, ao falar das muitas prosperidades de Telo, incitara Creso, este perguntou quem, dentre os homens que ele vira, seria o segundo depois de Telo, imaginando obter de certeza pelo menos o segundo lugar. Mas Sólon respondeu: “Cleóbis e Bíton. Estes de facto, que eram de raça argiva, tinham suficientes meios de subsistência e eram, além disso, dotados de grande força física. Os dois foram igualmente atletas vencedores e deles conta-se ainda a seguinte história. Numa altura em que os Argivos celebravam a festa em honra de Hera, tornava-se absolutamente necessário que a sua mãe fosse levada num carro ao templo, mas os bois não chegaram a tempo do campo. Constrangidos pela falta de tempo, os jovens submeteram-se eles próprios ao jugo, puxaram o carro em que sua mãe se colocara e, numa distância de quarenta e cinco estádios, transportaram-na até ao santuário. Depois de fazerem isto, sob os olhares de toda a assembleia, sobreveio-lhes o melhor termo de vida, e neles mostrou a divindade ser melhor para o homem morrer do que viver. Os Argivos, rodeando os jovens, elogiavam a sua força e as Argivas a mãe que tais filhos teve. Ela, cheia de júbilo pela façanha e pelos elogios, de pé diante da estátua, pediu que a deusa concedesse aos seus filhos Cleóbis e Bíton, que tanto a haviam honrado, o melhor que um homem pode obter. Depois desta prece, uma vez realizados o sacrifício e o banquete, os jovens adormeceram no próprio templo e não se levantaram mais. Foi esse o fim que tiveram. Os Argivos ergueram-lhes estátuas que consagraram em Delfos como homens excelentes que eram.”

Heródoto, Histórias (Livro 1º), Lisboa, Edições 70, 1994, pág. 74 e 75.

Sólon, é claro, foi rapidamente despedido pelo indignado Creso, "sem dele receber qualquer palavra".

Telo de Atenas, Cleóbis e Bíton, eram homens excelentes para os gregos e tiveram o tratamento devido aos homens excelentes: após a morte, foram sepultados com exéquias públicas e ergueram-lhes estátuas consagradas em templos sagrados. 

domingo, janeiro 05, 2014

Eusébio (1942-2014)

Eusébio: um herói, um exemplo.

Partiu.

sexta-feira, janeiro 03, 2014

Os Gregos , de H.D.F. Kitto


«A graça e o encanto são os sinais da arte iónica, da mesma maneira que a força e a beleza o são da arte dórica. Para avaliar este facto, basta comparar a arquitectura iónica com a dórica: a leveza geral do estilo iónico, realçada pelas encantadoras volutas dos seus capitéis, oferece um contraste impressionante.»

Kitto, H.D.F., Os Gregos, 3ª ed., Coimbra, Arménio Amado Editora, 1990. Pág. 143.

***

Excelente obra, a de H.D.F. Kitto sobre os Gregos da época clássica. Custa apenas €6,90, mas vale muito mais. Passa quase despercebida nas estantes das livrarias. Feliz o dia em que a folheei curioso. Foi editada pela primeira vez em 1951 (em Portugal, em 1959), traduzida por José Manuel Coutinho e Castro, e revista pela Exma. Senhora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira.

Equiparo-a, pelo prazer que a sua leitura me suscita, ao Fogo Grego de Oliver Taplin. A terceira edição d’Os Gregos que ainda resiste nas estantes é de 1990, quando se realizou uma tiragem de 3000 exemplares. Questiono-me, como pode uma obra deste jaez não se ter esgotado durante estes 23 anos? Que sorte ter dado com ela.

quarta-feira, janeiro 01, 2014

A Mensagem do Presidente

Gostei de ouvir a Mensagem de Ano Novo do Presidente da República, mas, perdoem que pergunte: não é a assumpção da necessidade de um “programa cautelar” a prova evidente do falhanço das políticas tomadas até aqui por este Governo, que tem sido tão bem respaldado pelo Presidente?

Julgo que não vale a pena dourar a pílula: a necessidade de um “programa cautelar” é uma prova mais do que evidente do falhanço das políticas governamentais, para não falar do resto – dos elevados níveis de desemprego, da pobreza, das desigualdades sociais, da emigração, do défice orçamental, etc., etc. etc. Faz por isso todo o sentido clamar por mais justiça social e por desenvolvimento (na Mensagem de Ano Novo, o Presidente não se esqueceu de referir estes desígnios). Na verdade, o crescimento económico de nada nos servirá se não for acompanhado por desenvolvimento, ou seja, para ser mais exacto, pela criação de emprego, pela redução da pobreza e pela diminuição das injustas desigualdades sociais.

Além disso, por muito virtuoso que possa ser o “programa cautelar” – parece que é assim que querem que pensemos dele, que é uma coisa virtuosa - a verdade é que a Irlanda o rechaçou.

Serão os irlandeses parvos?


Se vier o “programa cautelar”, o que quer que isso seja, em caso de necessidade, dizem, e se for accionado, adivinhe quem vai pagar?

Passeio pelo Porto, Douro & Gaia XIII


Passeio pelo Porto, Douro & Gaia XII

Passeio pelo Porto, Douro & Gaia XI

Passeio pelo Porto, Douro & Gaia X

Passeio pelo Porto, Douro & Gaia IX


Passeio pelo Porto, Douro & Gaia VIII


Passeio pelo Porto, Douro & Gaia VII


Passeio pelo Porto, Douro & Gaia VI


Passeio pelo Porto, Douro & Gaia V


Passeio pelo Porto, Douro & Gaia IV

Passeio pelo Porto, Douro & Gaia III

Passeio pelo Porto, Douro & Gaia II


Há dias assim, em que nos armamos em turistas japoneses.

Passeio pelo Porto, Douro & Gaia: Jardim do Morro

Hoje, cerca do meio-dia. Início do calcorreio.

A passagem de ano é quando o homem quer

Na verdade, na verdade, a passagem de ano é que é quando o homem quer, não o Natal.

Toda esta alegria alimentada a espumante ou champagne, para não mencionar beberagens mais agrestes, não passa de uma grande ilusão: os dias sucedem-se e hoje é quarta-feira. No entanto, a laboriosa cidade jaz adormecida.

O dia, ou o ano, se quisermos, acordou cinzento e as ruas ainda dormem.

Etiquetas